top of page
Buscar
Foto do escritorflorescendoosaber

X formas de lidar com o TDAH do seu filho


Se você é pai ou mãe de uma criança que foi diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), você provavelmente tem muitas perguntas e preocupações sobre como isso afetará o avanço de seu filho.

Como isso afetará sua escolaridade? Que tipos de desafios futuros eles poderão enfrentar? Que tipos de intervenções ou programas de escolaridade você deve analisar? E assim por diante...

Dessa maneira, muitos pais se assustam quando seus filhos recebem o diagnóstico do transtorno, e não sabem a quem apelar para obter informações e ajuda. Mas existem muitas possibilidades e recursos que podem servir para impulsionar a criança.

Confira abaixo!


Como entender o transtorno


É preciso conhecer o TDAH em sua totalidade para que você possa começar a ajudar o seu filho. Isso é possível buscando informações básicas sobre o transtorno, para começar a definir o início do processo.

Desse modo, por ser um distúrbio neurodesenvolvimentista, ele é cercado por inúmeras teorias que passam longe de serem verídicas. É importante entender que o TDAH afeta tanto pessoas do sexo masculino, quanto do feminino.

Existem observações realizadas acerca da capacidade e inteligência de quem é diagnosticado com o transtorno. A verdade é que existem diversos níveis de inteligência, que não significam necessariamente uma limitação do intelecto.


Autorregulação


Autorregulação é o processo de controlar o comportamento, as emoções e a atenção. Isso pode ajudar seu filho a permanecer calmo e concentrado quando necessário.


Encorajando interações sociais positivas


Devido aos desafios sociais comuns que vêm com a TDAH, pode ser difícil para seu filho fazer amigos. Você pode ajudá-lo a construir e manter relacionamentos positivos, encorajando-o a ser amigável e sociável.


Construindo habilidades organizacionais e estratégicas


As pessoas com TDAH frequentemente lutam com organização, gerenciamento de tempo e planejamento estratégico.

Desse modo, você pode ajudar seu filho a construir habilidades nestas áreas, fornecendo-lhe ferramentas e implementando sistemas organizacionais em sua vida cotidiana.


Ajudando seu filho a permanecer focado


Quando seu filho precisa prestar atenção a algo, o TDAH pode fazer com que ele se distraia facilmente. Você pode ajudar seu filho a se concentrar, seguindo estas dicas: crie um ambiente de trabalho livre de distrações, com períodos curtos e específicos. É necessário, também, evitar o excesso de cafeína.


Gerenciando as mudanças de humor


Mudanças de humor são comuns em pessoas com TDAH. Você pode ajudar seu filho a controlá-las ensinando estratégias de sobrevivência e encorajando-o a buscar ajuda quando precisar.


Fale com professores e conselheiros


Você vai querer conversar com professores e conselheiros sobre como eles podem ajudar seu filho a obter sucesso nesse processo. Talvez também queira considerar a possibilidade de marcar uma reunião com o(s) professor(es) de seu(s) filho(s) o mais rápido possível após receber o diagnóstico.

Isso te dará a oportunidade de explicar a situação de seu filho(a) e oferecer uma melhor compreensão de como ele(a) pensa, sente e aprende.

Você também vai querer falar com o terapeuta ou conselheiro de seu filho. Qualquer profissional de saúde mental que esteja trabalhando com a criança pode te dar conselhos e insights úteis.

Os profissionais de saúde mental têm uma grande experiência trabalhando com pessoas que têm TDAH e podem fornecer ideias e conselhos valiosos.


Obter uma avaliação diagnóstica


Dependendo dos sintomas e desafios específicos de seu filho, uma avaliação diagnóstica pode ser uma boa ideia. Ela corresponde, muitas vezes, a uma entrevista aprofundada que se destina a ajudar um profissional de saúde mental a reunir informações sobre a situação e o progresso de seu filho.

Assim sendo, ela pode ser usada como uma linha de base para que você possa acompanhar o progresso de seu filho ao longo do tempo e ver se alguma intervenção está funcionando.

Note que uma avaliação diagnóstica não é o mesmo que uma avaliação psicológica. Esta última é um teste que é administrado por um psicólogo ou outro profissional de saúde mental.

Dessa maneira, uma avaliação diagnóstica não é um teste, mas sim uma conversa com um profissional de saúde mental.


Desenvolvendo um plano de melhoria de comportamento


O TDAH é uma desordem que requer um plano de melhoria do comportamento. Esse processo delineia estratégias diárias destinadas a gerenciar as dificuldades associadas ao transtorno.

Ele dá a seu filho um senso de controle sobre sua vida. Também mostra aos professores, conselheiros e outras pessoas presentes na vida de seu filho, o método correto para auxiliá-lo a ter sucesso.

Esse plano é um esforço de colaboração entre seu filho, seus professores, e você como pai/mãe.

Idealmente, ele deve ser desenvolvido desde cedo na escola de seu filho para que possa ser continuamente adaptado e aplicado ao longo dos anos.


Fale com seu filho sobre seus sentimentos


Você pode descobrir que está sentindo uma variedade de emoções complexas após receber este diagnóstico. É importante ser honesto consigo mesmo e com seu filho sobre o que está sentindo.

Deixar que seu filho saiba que você está bem e que não sente sintomas de stress em relação a isso o ajudará a se sentir mais compreendido.

Também é importante considerar a possibilidade de participar de um grupo de apoio online ou de um networking com outros pais que estão passando por uma experiência semelhante. Esta pode ser uma maneira poderosa e útil de lidar com suas emoções enquanto recebe algum apoio necessário.


Está passando por esse momento em sua vida, e deseja ajudar seu filho da melhor forma possível? Confira em nosso site todos os conteúdos e encontre aquele que melhor se adapta à sua necessidade!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page