top of page
Buscar
Foto do escritorflorescendoosaber

Saiba como lidar com a seletividade alimentar


Você sabe o que é seletividade alimentar? Esta é uma condição que faz com que uma pessoa recuse certos alimentos e perca o apetite. Este é um distúrbio que afeta principalmente crianças, mas pode piorar na idade adulta.

Para entender melhor o que é essa doença, seus sintomas e dicas para tratá-la, leia este artigo.


O que é seletividade alimentar?


A seletividade alimentar é classificada como Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo, ou TARE.

As pessoas com TARE não são apenas comedoras exigentes, elas tendem a ter aversões sensoriais a certos sabores, texturas ou cores e até desenvolvem fobias de certos alimentos. Como resultado, sua dieta se torna limitada, afetando sua saúde.

Muitas vezes, as pessoas com TARE comem apenas certos tipos de alimentos, por isso não recebem as vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo.


Sintomas da seletividade alimentar


Os principais sintomas da seletividade alimentar são:




  • Redução da ingestão de alimentos variados;



  • Aceita, normalmente, um alimento por categoria (carne, legumes etc.);



  • Não tolera o sabor de novos alimentos;



  • Frequentemente seleciona os alimentos, não comendo qualquer um;



  • Dificilmente participa de jantares ou eventos sociais que contenham variedade de alimentos.




Você percebeu que possui um ou mais sintoma da seletividade alimentar? Procure ajuda médica especializada.


Dicas para tratar a seletividade alimentar


Existem comportamentos que podem ajudar no tratamento da seletividade alimentar. A seguir, mostraremos os mais importantes:


Crie uma rotina para se alimentar


Em geral, as pessoas famintas tendem a ser menos exigentes do que aquelas que são mais seletivas com o que consomem.

Então, como dica, crie uma rotina para se alimentar. Isso garante que você estará com fome quando for se servir. Além disso, comerá o que está sendo servido, o que pode ajudá-lo a ingerir outros tipos de alimentos fora os que já tradicionalmente come.


Evita o consumo de alimentos não saudáveis


Outra dica é manter alimentos saudáveis ​​em suas escolhas. Isso impede a seletividade alimentar. Afinal, hoje, muitas pessoas preferem viver uma vida saudável praticando exercícios e comendo alimentos que possam ajudá-las a melhorar sua qualidade de vida.

Por exemplo, frutas e vegetais são boas escolhas alimentares saudáveis.


Sirva os alimentos em pequenas quantidades


Para pessoas com transtorno de seleção de alimentos, pode ser difícil comer certos alimentos em grandes quantidades. Por isso, uma dica é servi-los em pequenas quantidades até que o paladar se acostume com a ingestão e comece a comê-los diariamente sem problemas.


Procure ajuda especializada


Por fim, procure ajuda especializada. Para aqueles que são exigentes com a comida, começar não é tarefa fácil. Por isso, é importante contar com a ajuda de um profissional que possa facilitar as mudanças alimentares para garantir que a pessoa esteja 100% aderente à dieta. Isso, sem dúvida, a tornará mais saudável.

Como vimos, a seletividade alimentar é uma questão que pode afetar a saúde de uma pessoa. No entanto, existem ações que podem ser tomadas para tratar essa condição. Já que agora conhece quais são elas, busque adotá-las.


O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado! As opiniões dos nossos leitores são importantes. Então não deixe de fornecer a sua.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page