top of page
Buscar
Foto do escritorflorescendoosaber

Saiba como incentivar a leitura infantil


A leitura é um hábito como qualquer outro. Precisa ser estimulado, e no começo, ter algum esforço para que se tome gosto por essa atividade. Quanto mais tarde iniciar, mais difícil será inserir na rotina, seja para adultos ou para crianças.

Quando uma criança aprende a ler, é um dos momentos mais mágicos para os pais e educadores. Também é incrível para a criança, afinal, ela ganha mais uma ferramenta de comunicação para interagir com o mundo.

Com isso, criamos um conteúdo exclusivo com algumas dicas para que você saiba como incentivar a leitura infantil para que ela se torne um hábito o mais cedo possível. Confira!


1. Facilite o contato com os livros


Se a criança nunca encostou em um livro antes de aprender a ler, haverá um desafio adicional. Ela precisa estar familiarizada com o objeto desde cedo. Algumas, inclusive, gostam de manusear as folhas e sentir os aromas das páginas, e isso é fundamental.

Na escola os livros devem estar ao alcance dos pequenos para que eles criem alguma intimidade. Em casa, eles podem estar em todos os cômodos, assim, a criança estará rodeada por eles e se sentirá mais confortável perto dos livros.


2. Comece pelo exemplo


Não adianta falar para a criança pegar um livro e ler. É preciso que ela sinta que há benefícios desse hábito. Para isso, é fundamental que os pais tenham o hábito da leitura e que na escola haja um momento dedicado a isso.

No início, inclusive, é preciso ler junto. Contar histórias para a criança faz com que ela sinta interesse em continuar. Pode ser que um dia você comece um livro e ela decida terminá-lo sozinha.


3. Forneça histórias conectadas com a criança


É inegável que atualmente os pequenos estão expostos a inúmeros estímulos audiovisuais de maneira incessante. Assim, atividades que exigem concentração e foco acabam ficando de lado.

Portanto, é preciso que a criança sinta alguma ligação com aquilo que está lendo. Isso significa dar certa autonomia para que ela escolha as obras que a agradam.

Se você der um livro longo ou difícil para uma criança, ela pode se desinteressar e entender que o problema é a leitura, e não aquela obra específica.


4. Leia com eles


A leitura em conjunto não significa apenas ler para eles, mas ler com eles. Isso significa ficar atento à história para tirar as dúvidas que possam surgir.

Criar uma rotina de leitura e debate sobre o que foi lido estimula a criança a prestar mais atenção e perceber os detalhes que aquela história fornece.

Pergunte para o pequeno como ele se sentiu quando aconteceu algo com o personagem ou o que ele acha que virá pela frente nos próximos capítulos.

Lembre-se que leitura sem imaginação é apenas um amontoado de palavras.


5. Respeite a classificação indicativa


É natural tentar acelerar o processo de desenvolvimento de uma criança. Porém, isso é extremamente prejudicial no longo prazo.

Sempre opte por livros que fazem sentido para a idade, afinal, eles foram escritos por especialistas em uma linguagem adequada e com histórias que fazem sentido para aquela fase da vida.

Você foi incentivado à leitura quando era criança? Conte aqui nos comentários!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


Post: Blog2_Post
bottom of page