top of page
Buscar
Foto do escritorflorescendoosaber

Quando optar pelo reforço escolar?


O reforço escolar não serve apenas para aumentar as notas, mas para aprender a estudar.

Certamente as notas são o principal critério para decidir que o reforço escolar é necessário. Muitas vezes, na verdade, é o único critério. No entanto, existem inúmeras razões pelas quais uma criança ou adolescente precisam dessas aulas extras.

Lembre-se que não se trata apenas de melhorar o desempenho em uma disciplina, mas até mesmo de mexer com a autoestima de um estudante.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você saiba exatamente quando optar pelo reforço escolar. Confira!


Analise com cuidado o reforço escolar


Não existe uma resposta certa e definitiva sobre quando é o melhor momento para participar de um reforço escolar. Os próprios especialistas na área discordam.

Saiba que o reforço pode até atrapalhar aqueles estudantes que gostam de aprender sozinhos. Portanto, é preciso analisar a situação como um todo.

A pessoa está com dificuldades de aprendizado? Está com notas baixas? Está insatisfeita com o seu desempenho?

Essas perguntas fornecem algumas pistas, mas estão longe de entregar respostas definitivas. Afinal, às vezes a criança só está passando por um momento difícil na vida e acabou se distraindo na hora da prova.


As notas estão abaixo da média


Certamente um indicativo de que está na hora de optar pelo reforço escolar é o fato de as notas estarem consistentemente baixas.

Tenha em mente que ninguém tem aptidão para todas as disciplinas, portanto é natural que haja aquelas que demonstram um maior interesse e outras que ficam de lado.

É preciso compreender quando essas notas de fato representam dificuldade de aprendizado e quando é apenas uma falta de interesse. Pois lembre-se: o reforço não é necessariamente individual, e essa criança desinteressada pode atrapalhar o rendimento de quem está verdadeiramente se aplicando.

Converse com a criança e tente compreender qual dessas duas situações se aplica.


Dificuldade de aprendizado


O nosso cérebro, apesar de nos permitir fazer tudo o que fazemos, é muito preguiçoso. Ele está tentando economizar energia o tempo todo. Faz isso eliminando aquilo que não acredita ser necessário.

E sejamos francos, para a maioria das crianças o que aprendemos na escola não parece ser interessante. Cabe aos professores mudar essa narrativa.

Com o reforço escolar o aluno não irá ver apenas a mesma coisa duas vezes. Irá se aprimorar naquilo que já é bom e ter a oportunidade de melhorar os seus pontos fracos.

Além do mais, ele aprenderá a aprender. Isso significa colocar em prática esquemas, mapas mentais, fluxos de pensamento e outras técnicas que ajudam a fixar conceitos.


O aluno precisa de mais


Muitos alunos gostam de estudar e querem se aprofundar nos assuntos. Em sala de aula, com outras 30 crianças, é impossível.

Como o reforço tende a ser mais individualizado, é a hora de aproveitar para ir fundo nos temas e garantir que tudo ficou fixado.

Fazer reforço antes de provas, certamente beneficia a todos, daqueles que possuem dificuldades, até aqueles que já estavam prontos para gabaritar.

Você sabia quais eram as funções do reforço escolar e quando optar por ele? Comente aqui embaixo!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page