top of page
Buscar
Foto do escritorflorescendoosaber

Psicopedagogia na adolescência: como é realizado o cuidado com a saúde mental?


A psicopedagogia possui o objetivo de identificar porque aquele paciente possui dificuldade na aprendizagem dentro do ambiente escolar ou na educação no seu dia a dia.

Muitos pais não sabem sobre a importância de procurar um psicopedagogo na adolescência ao perceberem que seus filhos possuem dificuldade em aprender alguns assuntos.

A psicopedagogia na adolescência ajuda a entender as principais dificuldades do desenvolvimento humano, se conhecer melhor e investigar o porquê dessa dificuldade, seja ela de origem emocional, cognitiva ou física.

O psicopedagogo constrói junto com o paciente e suas potencialidades a melhor maneira de compreender os assuntos que estão sendo abordados para melhorar a sua aprendizagem e cuidar da sua saúde.

Justamente por isso é tão importante investir na psicologia na adolescência, para que ele tenha autonomia para se tornar um adulto forte. Entenda a seguir as informações sobre o assunto:


A importância da psicopedagogia na adolescência


O período da infância e adolescência trazem muitas transformações e mudanças, sejam de comportamentos quanto físicas. Essas mudanças influenciam na formação da personalidade dos adolescentes, afetando não só o indivíduo mas também todas as pessoas a sua volta, exigindo que os pais tenham atenção, assim como professores também.

Os adolescentes manifestam seus sentimentos de maneiras diferentes, desde os comportamentos de estresse e ansiedade até mesmo os transtornos de saúde como autismo, TDAH ou quadros de depressão.

Durante a adolescência muitas questões aparecem na vida deles, e com isso, elas não conseguem lidar sozinhas com essas questões, e muitas das vezes os pais não conseguem compreender o que está acontecendo para ajudá-las.

É nesse momento que a psicopedagogia na adolescência entra. Os profissionais da área possuem capacidade para entender essa individualidade e ajudar os adolescentes na formação de suas personalidades.


Como cuidar da saúde mental na adolescência


Assim como muitas doenças comuns afetam a nossa saúde física, os transtornos mentais também precisam de uma atenção e tratamento.

Para cuidar da saúde mental, o ideal é procurar por um profissional de psicologia ou um de psicopedagogia para atuar na educação do adolescente, diagnosticando, prevenindo e tratando os transtornos.

Existem muitos tratamentos que são eficazes e os mais adequados para cada tipo de problema de saúde que possa aparecer durante a adolescência, além de ajudar com o acolhimento e apoiar o adolescente durante o seu processo de desenvolvimento humano.

Existem muitas ações dentro da psicologia que podem ajudar a prevenir e proteger a mente das crianças e adolescentes, garantindo o bem estar físico e mental delas, além de trazer mais qualidade de vida. Confira algumas a seguir:

- Promover diálogo para escutar o adolescente sem julgamentos;

- Reforçar as relações afetivas entre os pais e amigos do adolescente;

- Envolvê-lo em atividades que trazem prazer para o adolescente;

- Estabelecer uma rotina com horários para que as atividades sejam realizadas;

- Promover uma alimentação saudável e uma boa noite de sono;

- Saber administrar as emoções através de abordagens da psicologia.


É muito importante que a psicopedagogia na adolescência esteja presente para ajudar no desenvolvimento humano e melhorar o processo de aprendizagem, além de ser importante para garantir uma boa saúde mental e física do adolescente.


Se você gostou desse conteúdo, deixe-nos um comentário! Queremos ouvir sua opinião.


Fontes:

https://holiste.com.br/saude-mental-infancia-adolescencia-video/

https://www.fadc.org.br/noticias/como-cuidar-da-saude-mental-na-infancia-e-adolescencia

https://www.clinicaerhsaude.com.br/psicopedagogia/

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page