top of page
Buscar
Foto do escritorflorescendoosaber

O que é Orientação Parental e quais são seus benefícios.


Com uma busca cada vez mais destinada a estabelecer diálogos e novas formas de comunicação entre os pais e os filhos, a orientação parental passou a receber um maior destaque e tem se tornado uma forma de auxiliar os pais a lidarem com diversos desafios.

Assim, a prática tem ajudado famílias e fornecido o devido apoio para que elas consigam enfrentar as adversidades de vários momentos relacionados ao comportamento dos filhos e as fases pelas quais eles passam ao longo da vida.

Dessa forma, os orientadores parentais fornecem ferramentas para os pais para que eles possam tratar diversos problemas e questões comportamentais dos seus filhos de forma eficiente e benéfica para o desenvolvimento.

Conhecer mais sobre a prática pode facilitar para que os pais busquem o devido auxílio ao identificarem a necessidade. Confira detalhes sobre a orientação parental e os seus benefícios.


O que é orientação parental?


A orientação parental é um serviço utilizado pela psicologia que é inteiramente voltado para os pais. Como o nome sugere, eles são orientados em situações pontuais da criação dos seus filhos, diante de comportamentos e questões que precisam ser resolvidas para garantir o desenvolvimento deles.

Essa é uma prática que visa ajudar os pais a vencer os diversos desafios ao longo do processo de desenvolvimento e educação. São adotadas algumas ferramentas que facilitam para que eles percebam as suas forças e fraquezas quanto à parentalidade e possam adotar novas medidas.

Assim, o objetivo da orientação parental é garantir que os pais consigam obter uma facilidade maior na relação com seus filhos para que possam adotar seus próprios estilos parentais e obtenham bons resultados na criação.


A orientação parental é uma terapia?


Em linhas gerais, a orientação parental vai além de uma terapia. A função do terapeuta é escutar, realizar questionamentos e proporcionar reflexões sobre os assuntos. No caso da orientação parental, a postura adotada é similar, mas auxilia dando ferramentas para resolução de conflitos e situações adversas.

São diversas as ferramentas que podem ser adotadas pelos profissionais para ajudar os pais nesse processo, podendo ser feitas adaptações de acordo com as necessidades de cada família.


Qual profissional devo procurar?


Os profissionais que exercem a função de orientador parental, em geral, são os psicopedagogos ou psicólogos que contam com uma certificação especial para Educação Parental.

Pelo fato de que esta é uma prática que envolve vários aspectos, como a saúde mental, questões de aprendizagem e até mesmo esgotamento físico, é importante que o profissional tenha conhecimento especializado porque assim contará com as técnicas corretas.


Como é feita a orientação parental?


É importante ressaltar que cada profissional e família contam com algumas diferenças. O mais comum é que sejam feitas sessões com duração de 1 hora. Nelas, o profissional adotará as medidas cabíveis, promovendo orientações, teorias e também garantindo o acolhimento dos pais para entender o que precisa ser feito.

Cada profissional possui um jeito específico de conduzir a sessão. Por isso, é importante que cada família busque aqueles que têm especialidades que estão de acordo com as suas necessidades e que deixem claro o que esperam com as orientações.


Principais benefícios da orientação parental


A Orientação Parental pode trazer muitos benefícios para a família e ajudará os pais a definir as melhores ações e estratégias para lidar com os momentos mais desafiadores da criação dos filhos.

Dessa forma, é possível ressaltar diversos benefícios que surgirão com essa prática e as suas ferramentas, mas os principais são:

  • Melhorias no comportamento infantil;

  • Habilidades de encorajamento dos pais;

  • Criação de práticas parentais positivas;

  • Maior e melhor interação entre pais e filhos;

  • Conexões sociais;

  • Diminuição de castigos;

  • Mudança na mentalidade dos pais;

  • Melhorias quanto à saúde mental dos pais e filhos;

  • Rotinas familiares eficientes e positivas.


Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário a respeito do assunto e entre em contato através do formulário no nosso site !

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page