top of page
Buscar
Foto do escritorflorescendoosaber

Ludoterapia: O que é? Quais os seus benefícios?


Atualmente, muitas pessoas têm tomado consciência da importância da terapia, pois, antigamente existia uma forma de “preconceito” quanto a essa questão. Com o passar dos anos, esse método foi estabelecido como o principal meio para auxiliar no tratamento de distúrbios psicológicos.

Entretanto, o que muitos ainda desconhecem é que a psicologia pode influenciar bastante no desenvolvimento humano, principalmente nas crianças, trata-se de um método mais usado chamado Ludoterapia.

Assim, confira o post até o final e entenda mais sobre esse método e os benefícios que ele pode oferecer na educação infantil.


Afinal, o que é a Ludoterapia?


A princípio, podemos exemplificar a Ludoterapia como a psicoterapia voltada para o tratamento psicológico das crianças. Brincar e explorar são desejo de toda criança, assim, a abordagem desse método são as brincadeiras.

Ou seja, através da diversão o especialista interage com a criança, para que ela se sinta confortável em se expressar e demonstrar o que realmente deseja.

Geralmente, os adultos conseguem demonstrar tudo através do diálogo, entretanto, as crianças são mais imperativas, dependendo do transtorno psicológico, o que faz com que o terapeuta necessite usar algum método para acabar com essa barreira.

Além de tudo, com o uso das atividades e brinquedos, é possível o profissional analisar o comportamento do pequeno em cada uma delas. Desta forma, mesmo falando ou em silêncio é possível tirar algumas conclusões na forma de reagir sobre os questionamentos.


Quais os benefícios da Ludoterapia?


Sob o mesmo ponto de vista, a Ludoterapia consegue oferecer vários benefícios quando aplicada, principalmente para o desenvolvimento saudável e na educação infantil, além de tratar os transtornos e traumas.

Alguns benefícios importantes a destacar, são:


  • Auxiliar a criança a desmontar seus sentimentos e emoções;

  • Incentivar a auto expressão;

  • Permite ao pequeno revelar seus medos, instabilidade, irritabilidade, insegurança e até frustrações;

  • Melhora a autoestima;

  • Consegue ajudar a criança a desenvolver os relacionamentos sociais, em casa ou na escola;

  • Facilita para a criança entender os seus próprios sentimentos;

  • Desenvolver a capacidade de lidar com seus próprios sentimentos;

  • As atividades podem auxiliar a crianças que passaram por algum tipo de agressão, a diminuir os níveis de irritabilidade;

  • Ajuda os pequenos a serem mais otimistas e resilientes, acredita que pode reinventar e consertar.


Além de tudo, a Ludoterapia através das brincadeiras, permite a criança se sentir parte da sociedade e que tem importância. Ainda mais, foca em história e permite que eles criem suas próprias histórias ou desenhos, facilitando a descoberta de abusos ou violência, por exemplo.


Conclusão


Em síntese, a Ludoterapia, em alguns casos pode ser um auxílio, em outros a solução para ajudá-la em questões de distúrbios ou no desenvolvimento da criança, principalmente por permitir que a criança se expresse da forma que se sentir mais confortável.

Assim, sempre que necessário procure um profissional para realizar esse acompanhamento com o seu pequeno e ajudá-lo da melhor forma possível, com as ações necessárias.


Gostou do nosso post? Interaja conosco, deixando um comentário sobre o tema abordado ou se desejar entre em contato e agende uma consulta.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page