top of page
Buscar
Foto do escritorflorescendoosaber

Esgotamento Materno - Burnout Materno


Esgotamento Materno, Síndrome do Esgotamento Materno ou Burnout Materno. Burnout é um termo muito conhecido no ambiente profissional, mas também pode acontecer na vida materna. Burnout trata-se de um distúrbio psíquico que se caracteriza pelo esgotamento físico, mental e psíquico do individuo e esse esgotamento acontece pelo acumulo de estresse.


Quando a mulher tem um bebe, ela passa por um processo de transformação física, hormonal e emocional, onde surgem diversas dúvidas, questionamentos, medos, expectativas e ansiedades. Toda essa transformação hormonal, emocional, medos, anseios, aliados a nova rotina materna, onde muitas vezes a mão não consegue ter uma noite inteira de sono, as vezes a mãe ainda está em recuperação do pós parto, onde toda a atenção é voltada para o bebe e com a auto cobrança da mãe ter que dar conta de tudo, ter que ser boa mãe, ter que dar conta dos afazeres da casa, dar conta da vida profissional no mesmo ritmo que fazia antes, toda essa pressão acaba desenvolvendo o esgotamento materno e dependendo do caso pode evoluir para uma depressão.


Normalmente, os sintomas mais comuns são: cansaço, irritabilidade, isolamento, tristeza, baixa estima, sensação de incapacidade, choro fácil. A maternidade trás consigo uma responsabilidade para o resto da vida e em todos os momentos. Há uma frase muito conhecida e muito interessante que diz: "Quando nasce um bebê, nasce uma mãe", significa que esse é um processo de descobrimento e de crescimento mútuo e não é como normalmente nos cobramos, agora sou mãe e tenho que saber ser mãe, não existe um curso ou uma receita pronta para seguir, a maternidade é um desenvolvimento contínuo.


Sentir-se cansada ao final de um dia cheio de atividades é normal, porem o que diferencia o cansaço normal do esgotamento é a frequência e a intensidade com que os sintomas aparecem no nosso dia a dia. O diagnóstico deve ser feito por um profissional Psicólogo e havendo a necessidade do uso de medicamento é necessário consultar um profissional Psiquiatra. O esgotamento materno pode aparecer em diversos momentos da vida materna e a boa noticia é que tem cura, o tratamento é através da psicoterapia. Também há algumas formas de passar por esse momento com mais tranquilidade,


  • Busque uma rede de apoio: peça e aceite a ajuda do pai, dos avós ou de alguém que seja próximo, tios, vizinhos, da escola.

  • Conversar com outras pessoas que estejam passando pelo mesmo momento e compartilhar os sentimentos e apreensões pode ser terapêutico.

  • Tire um tempo para você, aproveite quando há outras pessoas e que estão com a criança para você sair um pouco, tomar um banho mais demorado, descansar.

  • Organize seu tempo e a sua rotina pelas tarefas que são prioridade, para evitar que se acumule e gere mais tensão.

É importante sempre lembrar que: " a máscara de oxigênio deve ser colocada primeiro na mãe e depois poderá colocar no filho e ajudar os que precisam", ou seja, é necessário cuidar bem de si mesmo para poder cuidar bem do outro também.


Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto. Gostaríamos de ouvi-lo!





20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page