Cada criança aprende da sua própria maneira, esta diversidade é responsável pela criação de potencialidades e dificuldades em cada sujeito que nem sempre, serão exploradas e abordadas no ambiente escolar, dada a pluralidade do ambiente. É neste cenário que entra o Psicopedagogo Clínico.
A Psicopedagogia se ocupa do estudo, análise, diagnóstico e desenvolvimento de crianças e adolescentes com dificuldades no processo de aprendizagem. O Psicopedagogo clínico então, dentro de seu consultório, executará ações com o intuito de potencializar a aprendizagem.
Além disso, é competência do profissional, ajudar o indivíduo a identificar seu próprio estilo e processo de aprendizagem, motivo pelo qual é indicado para casos de altas habilidades e/ou superdotados. O psicopedagogo pode ajudar o sujeito a explorar suas potencialidades.
Adultos, inclusive idosos, também são beneficiados ao procurarem um Psicopedagogo Clínico, já que o especialista auxilia na correção de lacunas da escolarização, dificuldades de aprendizagem, e pode propor intervenções que melhorem o desempenho acadêmico.
Entre o público da terceira idade, a prática da psicopedagogia é mais orientada para a prevenção da senilidade, comum no processo de envelhecimento, com foco na preservação da autonomia e manutenção da capacidade de estar ativo, realizando as atividades do cotidiano.
De modo geral, o Psicopedagogo Clínico é mais procurado para crianças e adolescentes, com queixas de dislexia, discalculia, disgrafia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outras que afetam negativamente o processo de aprendizagem.
Conheça as atividades do Psicopedagogo Clínico
Baseada no conhecimento da Pedagogia e Psicologia, sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano, o Psicopedagogo Clínico utiliza diversas atividades, elaboradas conforme a necessidade de seu cliente, basicamente para: avaliar, intervir e orientar.
Avaliação Psicopedagógica
A partir de análise e avaliação multiprofissional, serão identificados déficits sensoriais (audição e/ou visão), cognitivos ou transtornos de aprendizagem. Nas sessões com o psicopedagogo, busca-se avaliar o desenvolvimento motor, cognitivo, linguístico, lógico-matemático etc.
Intervenção Psicopedagógica
Com base na avaliação realizada, formula-se o planejamento de intervenção psicopedagógica, cujo objetivo será superar as dificuldades apresentadas e ensinar o sujeito a aprender. Para isso, o profissional utiliza atividades que promovam a interação entre estímulo e cognição, como: jogos, brincadeiras, atividades motoras etc.
Orientação Psicopedagógica
O desenvolvimento do sujeito, principalmente se for uma criança ou idoso, não depende apenas do psicopedagogo, todos que interagem com a pessoa tem sua parcela de responsabilidade. Por isso, compete ao profissional orientar pais e escola sobre a situação do indivíduo. E assim todos cooperaram para a potencialização do processo de aprendizagem.
Quando devo procurar um Psicopedagogo?
Pais e professores devem ficar atentos a alguns comportamentos que podem indicar a necessidade de uma intervenção Psicopedagógica, tais como:
Dificuldades na articulação da fala;
Lento desenvolvimento do vocabulário;
Desinteresse em histórias;
Não conseguir seguir rotinas;
Hiperatividade;
Atraso no desenvolvimento global;
Problemas de adaptação;
Inverter letras, sílabas e/ou palavras;
Omitir ou adicionar sons;
Escrita e leitura lenta para a idade;
Desorganização na folha por falta de orientação espacial;
Desconcentração;
Desmotivação e desinteresse.
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