top of page
Buscar
Foto do escritorflorescendoosaber

Entenda a diferença entre Psicologia e Psicopedagogia


Muitas pessoas confundem Psicologia e Psicopedagogia, achando que se trata da mesma área. No entanto, devemos salientar que são profissões diferentes, mas que se complementam. Quem é formado em Psicologia pode trabalhar em hospitais, clínicas, empresas e outros campos. No caso da Psicopedagogia, normalmente se trabalha em instituições de ensino.

Para que entenda melhor a diferença entre Psicologia e Psicopedagogia, elaboramos este conteúdo. Por isso, não deixe de conferir. Combinado?


O que é Psicologia?


Psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais de forma geral. Ou seja, do comportamento humano e de sua interação com o ambiente social e físico.

Podemos entender a Psicologia de três formas. Primeiro, como uma profissão, isto é, para que uma pessoa possa ser considerada “Psicóloga”, é necessário que ela faça e conclua o curso superior de Psicologia, o qual é oferecido por diversas faculdades tanto públicas quanto privadas. Segundo, como uma disciplina acadêmica. Neste caso, ela é tratada de forma genérica em diversos cursos técnicos e superiores. E, por fim, como uma ciência que se dedica a entender os processos mentais e o comportamento das pessoas, de modo amplo.

Normalmente, uma pessoa formada em Psicologia pode trabalhar em diversos lugares, como:

  • Empresas públicas e privadas, como psicólogo organizacional;

  • Hospitais privados e públicos, como psicólogo clínico;

  • Escolas públicas e privadas, como psicólogo escolar;

  • Instituições de detenção, como psicólogo que é responsável por avaliar detentos e oferecer o apoio necessário a eles.

Em resumo, uma pessoa formada em Psicologia pode atuar em diversos campos do mercado, além dos que já foram citados.


O que é Psicopedagogia?


Já a Psicopedagogia é a área que busca estudar a relação entre a mente e o processo de saber ou aprendizagem. Como assim? O profissional formado em Psicopedagogia ou especializado nessa área se dedica a entender as dificuldades que uma pessoa apresenta com relação ao aprendizado e, com base nisso, busca criar soluções a fim de que esses desafios sejam superados.

Normalmente, uma pessoa formada em Psicopedagogia atua em escolas, universidades, faculdades e outras instituições de ensino. Também pode atuar em empresas privadas, principalmente naquelas que oferecem por conta própria cursos de capacitação e formação aos seus profissionais. Neste caso, a pessoa formada em Psicopedagogia busca tornar mais fácil o aprendizado dos conhecimentos a serem adquiridos pelos colaboradores.


Embora a Psicopedagogia seja uma área diferente da Psicologia, cabe destacar que ela também se alimenta desta para garantir que consiga cumprir sua missão. Como assim? Para entender as dificuldades que uma pessoa apresenta para aprender determinados conhecimentos, ela se vale das técnicas da Psicologia, como a escuta. Primeiro, ela escuta a pessoa, com a finalidade de mapear os problemas de aprendizado

Viu só que, embora se tratem de áreas diferentes, a Psicopedagogia e a Psicologia são complementares? Elas andam juntas para que possam oferecer resultados melhores, mas cada uma em suas respectivas áreas de atuação.


Esperamos que tenha gostado que tenha gostado deste texto. Para ficar por dentro de outros assuntos, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Você também pode acessar nosso site para conhecer melhor nossos serviços. Aproveite!

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page