top of page
Buscar
Foto do escritorflorescendoosaber

Como saber se seu filho tem TDAH?


Quando se é criança há muita energia acumulada que precisa ser gasta de alguma forma. Dado isso, muitos pais brincam que os seus filhos são hiperativos, quando na verdade estão se desenvolvendo de maneira natural e saudável.

Conforme a criança cresce, o corpo e a mente mudam rapidamente. No entanto, os sentimentos são totalmente formados apenas no início da adolescência, portanto, é uma fase com muitas dúvidas e incertezas.

Às vezes eles até adotam algumas posturas tão criativas que tiram gargalhadas de qualquer pessoa na sala.

Mas afinal, é possível detectar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade logo na infância?

Vamos descobrir neste conteúdo exclusivo!


Saiba o que é TDAH


O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, como o próprio nome já diz, é um transtorno neurológico que possui origem na genética do indivíduo. Ou seja, já nasce com ele, mesmo que só comece a se manifestar por volta dos sete anos de idade.

Esse quadro é caracterizado pela hiperatividade da criança, que não consegue se concentrar em tarefas por muito tempo, ou quando encontram algo que gostam entram em estado de hiperfoco, no qual essa é a única coisa que existe no mundo para ela.

Assim, tarefas que não despertam altíssimo grau de interesse costumam ser deixadas de lado. Isso não é algo proposital. A criança simplesmente não consegue manter o foco e começa a divagar ou a se envolver em qualquer outra atividade.

Atualmente estima-se que até 3,4% de toda a população do mundo possui TDAH, mesmo que a maioria não saiba disso.


Como saber se o seu filho tem TDAH?


Os sintomas do TDAH são facilmente confundidos com falta de interesse e de educação por parte da criança, o que dificulta o diagnóstico.

Lares acolhedores são aqueles que entendem as dificuldades das crianças e tentam ir até a raiz do problema. Mas é claro, que às vezes, por mais que pareça, pode não ser verdadeiramente TDAH, portanto, é importante buscar um profissional.


Desempenho escolar ruim


É normal que as crianças possuam um desempenho escolar ruim em alguma disciplina ou em alguma fase da vida. Portanto, esse é um sintoma, mas que deve ser analisado em conjunto com outros.

Lembre-se que em atividades que não são altamente estimulantes, é como se o cérebro simplesmente desligasse de forma inconsciente.

A criança passa a brincar com qualquer objeto na sua mão, batucar, conversar ou até mesmo sair caminhar.


A criança é tagarela


Segundo um estudo britânico, as crianças de 10 anos de idade fazem aproximadamente 72 perguntas por dia!

É muita coisa, mas para a criança com TDAH não é o suficiente. Ele precisa gastar a energia acumulada, e se não puder sair correndo ou andando, ou até mesmo mexendo nas coisas do ambiente, ele se sentará e começará a falar sem parar.

Ele sente a necessidade e precisa exteriorizar o que pensa ou o que está sentido, mesmo que não compreenda exatamente o que isso significa.

Da mesma forma, quando você está falando, ele pode desligar a audição para se entreter com outra coisa, mesmo que a conversa seja exatamente sobre o que ele dizia.

Notou como o limiar entre o TDAH e o desenvolvimento normal de uma criança é tênue? Deixe aqui nos comentários se você conhece alguém com o transtorno e como ela chegou ao diagnóstico!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page