top of page
Buscar
Foto do escritorflorescendoosaber

Como lidar com o bullying escolar?


O bullying é uma prática que, infelizmente, sempre foi muito comum nas escolas. Hoje, temos mais ferramentas para compreender o quão prejudicial ela é e, principalmente, buscar alternativas para inibi-las.

É natural que os pais de crianças que sofrem bullying escolar se preocupem com isso, mas muitas vezes, não sabem como proceder. Por isso, este artigo traz algumas orientações. Acompanhe!


Ouça o que a criança/adolescente tem a dizer


Em muitas famílias, os próprios pais sofreram bullying quando crianças ou adolescentes, no entanto, em uma época na qual esse tipo de tratamento vexatório ainda era normalizado. Consequentemente, há uma tendência em acreditar – erroneamente – que ser vítima disso não traz qualquer prejuízo.

A primeira orientação, portanto, é romper com essa crença, ouvir o que seu filho tem a dizer, dar o devido peso às suas queixas e acolhê-las. Preste atenção em como ele relata as provocações que vêm acontecendo, os motivos, os colegas envolvidos, como ele tem se sentido a respeito disso.


Converse com a escola


As escolas normalmente estão atentas a casos de bullying, mas com uma grande quantidade de alunos, nem sempre é possível observar todas as situações, especialmente aquelas que acontecem de forma mais velada. Por isso, outro ponto importante é buscar a coordenação pedagógica para informar o ocorrido.

Assim, os pais vão tomar conhecimento da política da escola para combater o bullying e poderão receber outras orientações específicas. É importante, aliás, que esse contato com a instituição se mantenha próximo, para identificar se as medidas tomadas estão sendo efetivas. Lembre-se de que esse é um trabalho conjunto entre a escola e a família.


Converse com os outros pais


Normalmente, os pais estão em grupos de WhatsApp onde trocam informações. Uma boa alternativa é tentar entender se outras famílias já passaram pelo mesmo problema, o que fizeram, se conseguiram resolver. Caso os pais das crianças que praticam o bullying estejam nesse grupo, aproveite para obter seus contatos e iniciar uma conversa privada, para não provocar nenhuma exposição.

É comum que a família da criança ou adolescente que pratica o bullying nem mesmo tenha conhecimento desse comportamento. Ao ficarem sabendo, os pais podem tomar providências em casa, conversando com esse colega.


Eleve a autoestima do seu filho no dia a dia


O bullying é um movimento que vai muito no sentido de deixar a vítima insegura sobre alguma questão. Portanto, para crianças e adolescentes que possuem uma autoestima elevada e que são mais confiantes, os efeitos desse tipo de provocação podem ser menores. Cabe aos pais fortalecer essa segurança todos os dias, por meio de palavras e atitudes.


Busque terapia


O acompanhamento terapêutico para a criança que sofre bullying também é bastante importante. Assim, ela aprende a direcionar as emoções que são desencadeadas pelos episódios de intimidação, fortalecendo a sua autoimagem e evitando que isso continue tendo repercussão na sua vida anos depois.

Estamos à disposição para auxiliar pais e alunos que sofrem com esse tipo de situação. Entre em contato para conhecer melhor o trabalho que realizamos!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page